Evolução Patrimonial

Nunca deixe as coisas que você quer fazê-lo esquecer das coisas que você tem! Pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus é nada.

domingo, 12 de novembro de 2017

Iniciando a saída da corrida dos Ratos!!


Esse blog nasce de uma grande insatisfação pessoal e financeira!
Acho legal essa ideia de compartilhar e registrar as coisas que acontecem em nossa vida, é motivador. Quem sabe um dia, quando atingir a IF (em com ajuda de Deus, conseguirei), mostre para meus filhos o percalço que passei! Kkkk.


Tenho na casa dos 30 anos e tentando me livrar da “corrida dos ratos”.
A ficha caiu quando percebi que no 5º dia útil do mês, ou seja, após o recebimento do salário e o respectivo pagamento das contas, minha conta ficava ZERADA! Isso mesmo, ZERADA.  E pior, sem nenhum tipo de investimento.

Como dizem, estava vendendo o almoço para garantir a janta  (kk).
Esse ano (2017) Comecei a ler alguns livros básicos sobre educação financeira (nível Pai rico Pai Pobre, livros do Cerbasi, Youtubers como a Nati do Me Poupe, Thiago Nigro, etc). 
Foi onde  percebi que estava me afundando cada vez mais e destinado a um futuro pobre e cheio de dificuldades.
RELACIONAMENTO
Nesse quesito realmente não posso reclamar. Estou em um relacionamento a alguns anos, atualmente estou noivo. Minha noiva é EXTREMAMENTE econômica (nada de roupas de marcas, salão de shopping's). É literalmente a mão de vaca, rsrs! Ela tem um temperamento muito forte (brava demais), mas ao mesmo tempo é muito determinada, inteligente, e nesse pouco tempo de relacionamento já me tirou de algumas furadas profissionais e financeiras! (Obs.: São elogios sinceros, pois ela não sabe da existência desse blog, rsrs).

FAMÍLIA
Atualmente moro com meus pais que literalmente viveram (e vivem) a “corrida dos ratos”. Uma pena, pois nunca ganharam mal mas nunca tiveram uma boa educação financeira. Gastam tudo o que ganham, pagando contas em atraso (não por falta de dinheiro, mas por falta de planejamento e organização). Eu os amo muito e sou grato, deram tudo que podiam e não podiam para sustentar eu e meus irmãos.

ESTUDO-FORMAÇÃO
Sempre fui um aluno tipo mediado, não fazia parte do grupo dos CDF’s, mas não também não fazia parte do grupo dos retardatários (aqueles que vivem em recuperação ou reprovam).
Formei-me em Direito há uns 3 anos e, tirei a OAB antes mesmo de concluir o curso. Sou advogado mas atualmente não advogo. Trabalho a aproximadamente uns 5 anos na mesma empresa, no departamento jurídico. Meu contato é diretamente com a Diretoria, todos os dias, então podem imaginar a pressão!

RENDA
Como disse, trabalho em uma empresa privada, recebendo aproximadamente o líquido de R$ 2.400,00 (Sim, isso mesmo, você não está lendo errado! Com formação superior em Direito e trabalhando a 5 anos na mesma empresa!). E isso que me considero um bom profissional, liderando o setor.
PATRIMONIO
É aqui que mora minha vergonha! Tenho um carro quitado (quitei mês passado, depois de um longo financiamento com suaves parcelas de R$ 750,00 !!!!). Depois de começar a ler sobre investimentos, fico até com vergonha do que fiz! Há 3 anos, saí de um carrinho antigo (98), econômico, e entrei em furada! Dei um upgrade violento

Comprei um carro SUV, AUTOMÁTICO, 2.0, que faz em média 7,5 km/Lt! 

Isso mesmo, ganhava 2k de salário e comprei um carro de bacana, financiado, e que bebe mais que a Amy Winehouse e o Zeca Pagodinho juntos!

 = 


A merda só não foi pior pq não era um carro novo, e sim um usado.
No começo esse carro era motivo de orgulho, hoje queria voltar no tempo e ter fugido dessa fria!

              Para não ficar muito extenso, conto mais detalhes na próxima postagem.. 

12 comentários:

  1. Carro é o maior vilão das finanças dos brasileiros sem dúvida alguma! Se for colocar na ponta do lápis o quanto é o gasto real de um carro bate muita tristeza. Já vi muita gente em situação financeira aos frangalhos por causa de carro, acho que isso até me traumatizou um pouco, rs.

    Mas o importante é que o carro ta quitado, e você abriu a cabeça pro mundo das finanças, isso já é um grande passo, a maioria das pessoas nem chega nessa parte. Só achei o salário um pouco baixo visto sua qualificação e experiência, mas isso também depende bastante da região onde você mora.

    No mais, desejo bastante sucesso e vida longa ao blog amigo! O primeiro passo pra chegar na IF é poupar e investir em si mesmo, entāo vamos focar nessa parte.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Salário baixo. As coisas aqui na minha cidade não estão nada legais, são formados 1000 advogados por ano e, como vale a lei da oferta/procura, a média salarial fica lá embaixo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa profissão está bem saturada. Isto é inegável!!! Eu sou funcionario público e advogado. Meu salário sem uma gratificacao que tenho por 1 ano está na faixa de R$ 2.500,00 líquido. Agora pensa, eu morando la em casa com pai quebrado, desemrpegado e com mãe funcionaria publica perto de aposentar. Eu e minha mãe que tem segurado as bombas de lá. Eu nao consigo nem pensar em namoro, chega de problemas por agora. Tentando focar em ter novas rendas, investir, aprender todos os dias sempre mais.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, bota saturada nisso! Fora que são 5 anos de árduo estudo, pagando OAB. Uma pena para toda a classe. Que barra vc está passando em amigo, realmente, nem dá pra pensar em relacionamento nessa fase. Mas não esqueça de se divertir, precisamos.

      Excluir
  4. Olá AR,

    Bem-vindo a finansfera. Bom que você acordou. Isso já é bom. Eu fiz muita coisa errada também, mas acordei. Acordamos e estamos tentando ter outra vida. Desejo sucesso na sua caminhada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso a vc também!! O importante é acordar, sempre há tempo.

      Excluir
  5. Olá, amigo rico! Seu carro é um duster? kkk tenho vontade de comprar uma, mas sei que a danada bebe o dobro do meu corsinha! kkk

    Coloque uma pedra sobre seus erros (mas não se esqueça deles) e comece a fazer as coisas com planejamento daqui pra frente! Disciplina e persistência são a chave do sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faria isso! kkk Esse carros bebem demais e gasolina está um preço absurdo. Existem bons carros, inclusive SUV's, que consomem bem menos.

      Bela frase, a pedra foi colocada! rsrs... abraços

      Excluir
  6. Que bom que está iniciando a saída da corrida de ratos não se vai arrepender!

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que não, ainda mais com essa grande FINANSFERA =D

      Excluir
  7. Hi,

    My name is Victoria. I'm working at InfluencedApp agency doing online marketing for different brands.

    I was wondering if you accept guest/sponsored articles with do-follow links on your website - https://amigorico.blogspot.com/.
    Or if you can write an article for us with our anchor.

    Could you please advise your price? We have a client that would like to post.
    But unfortunately, I should say it from the start - it's lottery related.

    Hope will have an opportunity to collaborate.

    Thank you for your time!

    Kind Regards,
    Victoria

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo Blog! se tiver twitter me segue para trocarmos ideias edumacrobr. Abs.

    ResponderExcluir