Evolução Patrimonial

Nunca deixe as coisas que você quer fazê-lo esquecer das coisas que você tem! Pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus é nada.

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Atualização Maio.2018 (R$ 28.127,64) ou - 2,77%



TRABALHO

Sem qualquer novidade, seguindo um ritmo normal e tranquilo.

RELACIONAMENTO – FAMÍLIA

Sem qualquer novidade, seguindo um ritmo normal e tranquilo.

APORTES – INVESTIMENTOS – AÇÕES

Esse foi o primeiro mês de rentabilidade negativa desde quando comecei a investir (final do ano passado). Nas ações, uma queda de – 9,28%, que acabou com toda a rentabilidade adquirida desde o começo do ano (que estava acumulada em 8,01% até o mês passado).

O que conforta é que não foi uma exclusividade minha. O mercado como um todo, e principalmente grande maioria dos meus colegas blogueiros investidores, tiveram seus investimentos afetados.

O momento foi válido pela experiência. Tem que ter cabeça fria vendo sua rentabilidade escoar a cada atualização do home broker. No meio do caos perguntei a um cara, conhecido investidor, o que deveria fazer. O conselho foi certeiro: FECHE SEU HB E ESQUEÇA AS AÇÕES.

Esse é o pensamento de quem investiu nas empresas pela análise fundamentalista e acredita nas empresas que se tornou sócio. A única lamentação que se deve ter é de não ter dinheiro no momento para comprar mais:

Resultado de imagem para compre ao som dos canhões venda ao som dos violinos

Rentabilidade negativa a parte, consegui fazer um aporte de R$ 1.139,03 no Tesouro Selic.

RENTABILIDADE DA CARTEIRA




COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA


18 comentários:

  1. Dessa vez acho que 95% ficou no vermelho. Quais ações voce tem?? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí caro colega, tenho B3SA3F - RENT3F - PETR4F - SUZB3F
      USIM5.

      Excluir
  2. Olá AR,

    Tente concentrar seus aportes em ativos mais sólidos e não diversifique muito, o início é assim mesmo mas pelo que percebi você tem 8,5k em 5 empresas diferentes, ou seja, pouco pra cada ativo.

    Você não considera FII?

    Esse dinheiro na SELIC é pra que? Estamos entrando em boa zona de compra, considere retirar esse dinheiro de lá pra comprar bons ativos a preços atraentes.

    Se puder, me adicione à sua blogroll. Vou te adicionar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Verdade, é pouco dinheiro para ações, mas tenho uma corretagem pequena, o que viabiliza o investimento. Entrar em FII é uma possibilidade sim, mas em RV, gosto mesmo é de ações. Te adicionando também, valeu!

      Excluir
  3. Olá AR,

    A maioria ficou no vermelho mês passado. Para quem investe a longo prazo não deve ficar abalado com essas quedas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o importante é esquecer esse mês ruim e focar no longo prazo. Abraços amigo.

      Excluir
  4. "A única lamentação que se deve ter é de não ter dinheiro no momento para comprar mais". Você tinha um único tiro de 1139 e estourou em SELIC? Ou isso foi antes do derretimento?
    http://investiremdisciplina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não não, esse tiro foi antes da queda, caso contrário teria aproveitado as boas oportunidades de compra! =D

      Excluir
  5. Rico, este mês de maio foi complicado mesmo. No atual cenário, alcançar a rentabilidade de 1% ao mês se tornou um sonho distante.
    Vamos aportar com disciplina e paciência.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade caro amigo, esse mês não foi fácil para ninguém mesmo! Mas faz parte dessa vida de RV. Como vc disse, vamos aportar com disciplina e paciência.

      Excluir
  6. Continue Focado amigo! Na próxima oportunidade, você estará pronto!

    ResponderExcluir
  7. Agora dá pra aportar bem com esse aumento top de salário recente hein! Parabéns.

    Quer me adicionar no blogroll? Vou te adicionar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver cara, pq esses mês e o próximo vão ser complicados, pretendo me mudar e os gastos vão subir, rsrs.. Abraços!

      Excluir
  8. Fala Amigo Rico,
    deve ser muito difícil ver o valor das ações caindo e não poder fazer muita coisa... Mas é isso ai, dias de luta dias de glória...rs
    vou adiciona-lo ao meu blogroll.
    Um abraço meu camarada !!

    ResponderExcluir
  9. Fala, AR.

    Realmente, foi dureza para todo mundo, e olha que eu nem acompanho rentabilidade da carteira, mas foi fácil perceber que os ativos sangraram, pois este mês, mesmo com aporte de 1,5k, tive uma baixa patrimonial de -3k.

    O conselho desse seu amigo foi valioso. Eu não acompanho essas quedas e tenho tentado me convencer de que não devo aproveitar essas "oportunidades", pois não sabemos até onde vai cair.

    Por exemplo, eu tinha intenção de ser sócio da KROT3, a cotação tava na faixa dos 18-20, aí quando caiu pra 14 comprei umas ações, depois de dois meses já caiu pra 11. kkk

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rico,
    Maio foi um mês de rentabilidade negativa para a grande maioria dos investidores.
    Na real, ando preocupado com o futuro. Acho que é só o início da turbulência. Mas, vamos nos manter firmes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. E aí meu caro! Acho que esse é o sentimento do mercado como um todo, a bolsa despencando, preocupante mesmo.

    ResponderExcluir